Em que ponto do motor deve ser medida a temperatura?

É de especial relevância para o motor a temperatura na região do mancal dianteiro e nos enrolamentos do motor.

Como a temperatura dos enrolamentos não pode ser medida externamente, a não ser que o motor venha de fábrica com o sensor próprio para este fim, mede-se usualmente em campo, as temperaturas superficiais mais quentes possíveis.

No caso do mancal dianteiro, pode-se medir a temperatura com um termômetro laser, apontado para a tampa ou anel, próximo ao eixo, onde fica o alojamento do rolamento. Pode-se também medir esta temperatura removendo-se o pino graxeiro e introduzindo um termômetro de bulbo até o final. Como última alternativa, pode-se prender com massa de calafetar um termômetro convencional ou sondas térmicas na parte externa do motor, próximo ao alojamento do rolamento.

Para a medição da carcaça pode-se também fazer através do termômetro laser, direcionado para as laterais da carcaça. Outra alternativa é retirar o olhal de suspensão e introduzir o termômetro de bulbo até o final, fazendo-o tocar no pacote de chapas, como última alternativa, pode-se prender com massa de calafetar um termômetro convencional ou sondas térmicas nas laterais da carcaça. A temperatura da carcaça não pode ser considerada como caráter decisivo se o motor está "quente" ou não, apenas é uma medida orientativa, que se feita periodicamente pode fornecer informações sobre alterações anormais.

Confira também a pergunta: Qual é a temperatura aceitável medida na carcaça do motor?

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